Dragon Ball Z: The Legacy of Goku é um RPG de ação/aventura baseado no anime Dragon Ball Z. O jogo foi desenvolvido pela Webfoot Technologies, a primeira empresa americana a fazer um jogo de vídeo Dragon Ball Z para o Game Boy Advance.

Legacy of Goku é o primeiro jogo da série homônima, sendo as sequelas Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II e Dragon Ball Z: Buu’s Fury, respectivamente. A capa da embalagem é uma ilustração original encomendada pela Toei especificamente para este jogo, e também há um cartaz original embalado na caixa do jogo.

O jogo é um título de ação e aventura com elementos RPG. O jogador controla Goku e explora vários momentos das sagas Saiyajin e Namekusei. O combate é o foco principal do jogo. O jogador pode acertar o botão “A” para usar ataques físicos, enquanto o botão “B” permite que o jogador desencadeie uma variedade de ataques baseados em energia. Os ataques de energia drenam um medidor de energia que se recarrega quando não está em uso. Os ataques de energia podem ser encaminhados através do botão “L”, e mais ataques de energia são aprendidos à medida que o jogador avança no jogo. Ao derrotar os inimigos, o jogador recebe pontos de experiência, que permitem que o personagem do jogador passar de nível e se fortalece.

O jogo conta a história do anime Dragon Ball Z da Saga Saiyajin ao final da Saga Freeza. O jogo conta com os personagens da anime e alguns menores e originais (como inimigos menores e alguns P.N.J.s). A história tem algumas modificações (como Goku enfrentando Freeza em todas as suas formas) e no meio de batalhas importantes, há uma transição de cenário obrigatória.