Sonic J é um jogo de fãs de Sonic que pretende ser uma sequência de Sonic & Knuckles. A versão mais recente deste jogo é a New Physics Demo, que é para demonstrar a nova estrutura física do jogo em três estágios diferentes:The New Physics Room, Old Jex Island Act 2, And Motorola Zone.

A partir de agora, uma nova demo final está em andamento, que representará o jogo em sua forma mais verdadeira. Modo história, níveis reais, novas mecânicas, conteúdo extra, como conquistas e desbloqueáveis, e muito mais no futuro. Com isso dito, a demo final será o estágio final do jogo antes que o jogo completo fique em forma. A principal diferença é que o jogo completo terá a história completa, com ainda mais conteúdo extra, em comparação com a demo final.

HISTÓRIA

Após os eventos de Sonic & Knuckles, uma misteriosa ilha aparece do nada, logo abaixo da Angel Island. Após sua derrota, o Dr. Robotnik descobre que a ilha, bem como sua fonte de energia, é uma jóia bizarra, mas poderosa, capaz de poder inimaginável, uma vez tomada o controle. Bases e edifícios foram maldosamente criados dentro da própria ilha pelo cientista malvado, com badniks e armas, todos alimentados pela energia recém-descoberta da ilha. Cabe a Sonic e Tails acabar com a exploração da ilha pelo Dr. Robotnik a seu favor e descobrir sua história e segredos.