Sonic Time Twisted é um jogo de código aberto feito por fãs no estilo Classic Sonic para Windows PC, Ubuntu Linux, macOS, Android e NVidia Shield. Liderado por Overbound, o jogo tenta melhorar os melhores recursos do CD Sonic the Hedgehog e dos outros jogos Genesis/Mega Drive. Esses recursos incluem viagem no tempo, escudos elementares e estágios especiais em 3D. O jogo está em desenvolvimento desde 2005 em várias formas e foi totalmente lançado em 2017. A versão mais recente 1.1.2 foi lançada em março de 2022.

Em Sonic Time Twisted, o jogador controla como Sonic e companhia. jogar nos títulos de Gênesis. Como no CD de Sonic the Hedgehog, o jogador deve usar pólos de tempo (agora ajustados para serem instantâneos) para viajar por dois fusos horários diferentes, Passado e Futuro. No Passado, Sonic deve encontrar os Special Stages e coletar as Time Stones, enquanto no Futuro, Sonic também deve encontrar os Special Stages, porém, estes possuem as Chaos Emeralds. Complete todos os 14 Special Stages em cada fuso horário (7 cada) e o jogador alcançará o True Ending. Além disso, o jogador deve atravessar 8 zonas, a maioria com 2 atos cada, chegar ao Poste do Gol no final, bem como encontrar um chefe no final do estágio, seja Metal Sonic ou um dos muitos leais Super Badniks.

Sonic O ouriço
Jogue como Sonic com todos os movimentos dos jogos Genesis/Megadrive. Spindash, Super Peelout e Insta Shield estão presentes, além de movimentos de powerup de escudo.

Knuckles o Echidna
Jogue como Knuckles com a habilidade de deslizar e escalar paredes. Além disso, Knuckles agora pode eliminar inimigos em alta velocidade com seus braços giratórios.

Poder de “Caudas” de Milhas
Jogue como Tails com sua habilidade de voar e atacar inimigos com suas caudas giratórias.

Enredo
Ocorrendo em uma linha do tempo alternativa, Sonic Time Twisted segue após a destruição do Death Egg e a morte do Dr. Robotnik. Metal Sonic retorna do Little Planet com um plano para ressuscitar seu criador usando uma antiga tecnologia alienígena e se encarrega dos Badniks para manter Sonic e companhia. na baía. Sonic, Tails e Knuckles podem coletar as Esmeraldas do Caos e as Pedras do Tempo para parar o Metal Sonic antes que seja tarde demais?