O jogo é bastante similar ao seu antecessor em termos de jogabilidade; os cenários em sua maioria são uma série de arenas de batalha 3D modelados a partir de locais memoráveis no universo de Dragon Ball, com o ponto de ligação central sendo uma versão expandida da cidade de Toki-Toki, chamada Conton. Como foi dito pelos criadores do jogo, Conton é 7 vezes maior que Toki-Toki. Os jogadores são capazes de transitar livremente pelo mundo, também são capazes de voar, embora essa funcionalidade não seja liberada desde o começo. Jogadores também são capazes de viajar para outras localidades tais como a Vila em Namekusei e a nave de Freeza.

Algumas habilidades tem que ser aprendidas através de mestres, como no jogo anterior. Entretanto, alguns mestres serão encontrados exclusivamente nessas localidades extras. Xenoverse 2 é o quarto jogo de Dragon Ball a apresentar customização de personagem. Os jogadores são capazes de escolher dentre 5 raças do primeiro jogo: Humanos, Saiyajins, Majins, Nameks e a raça de Freeza. O jogo tem missões específicas por raça, minigames e transformações (este último estava disponível apenas para Saiyajins no primeiro jogo, através das formas de Super Saiyajin). Os servidores Multiplayer agora são capazes de comportar até 300 jogadores de uma vez. O jogo também tem um modo de treino chamado Escola de Treinamento. Outra funcionalidade do jogo é que os jogadores são capazes de transferir os dados do Dragon Ball Xenoverse. Isso faz com que alguns detalhes no jogo mudem, como seu personagem do jogo anterior conhecido como Herói da cidade de Toki-Toki num holograma no meio da praça. É possível não fazer isso, que resulta em um personagem padrão sendo o “Herói”.

Durante a saga de Namek, o patrulheiro do tempo ajuda Gohan e Kuririn a escapar de Dodoria e Zarbon. Depois da batalha Lord Slug aparece e luta com o patrulheiro. Depois da batalha, o patrulheiro do tempo retorna ao ninho do tempo e descobre que o Capitão Ginyu trocou de corpo com Vegeta ao invés de Goku. O patrulheiro e Trunks tentam consertar isso, porém Trunks tem o corpo roubado por Ginyu. Depois do contratempo, Ginyu finalmente troca de corpo com Goku. (Que faz parte da linha do tempo original). Depois de lutar com Ginyu que estava no corpo de Goku, Ginyu retorna para seu próprio corpo e tenta trocar com o patrulheiro mas Goku joga um sapo na frente, fazendo com que Ginyu seja um sapo. O patrulheiro deve então ajudar Nail a lutar com Freeza para que Gohan e Kuririn possam obter as esferas.